Anos 90

Saiba tudo sobre o Rap Feminino Internacional

Hoje é um dia muito feliz para o Hip Hop e para a música negra americana em geral, afinal, a maravilhosa cantora, compositora, rapper e produtora, Lauryn Hill, está completando hoje 45 anos de vida.

Lauryn é uma guerreira e uma artista de espírito muito autêntico, que soube muito bem se colocar com muito talento e grandeza no posto de uma das maiores artistas reveladas nos últimos 25 anos. No início de sua carreira, ela estabeleceu sua reputação no mundo do Hip Hop como a única mulher dos Fugees, sendo uma peça fundamental para o grande sucesso do grupo, que se tornou um verdadeiro fenômeno do Rap 90s, principalmente após o lançamento do excelente álbum “The Score” (1996).

Dois anos depois, ela embarca em uma ótima e muito bem sucedida carreira solo com um disco histórico para o Rap feminino, o sensacional “Museducation Of Lauryn Hill” (1998). Uma obra simplesmente perfeita e revolucionária, onde Lauryn derrubou barreiras para as artistas negras, estreando no topo da Billboard 200 e vendendo mais de 4.2000 cópias na primeira semana, e 17 milhões no mundo inteiro desde então. ‘’Miseducation’’ foi um ato de feminismo sutil e sincero. Lauryn estava grávida e a ‘’propuseram’’ escolher entre a família ou a carreira, e ela corajosamente e felizmente optou em ficar com os dois. Além disso, o álbum reabriu as portas para o Hip Hop ao ser indicado em 1999 para 10 Grammys (um feito incrível e muito notável, um verdadeiro recorde para uma mulher na época).

Logos após uma série de desentendimentos e uma clara frustração com a indústria da música, em 2002, Lauryn lança seu segundo e último álbum, o também ótimo “MTV Unplugged 2.0”, com 13 faixas inéditas, extremamente pessoais e autobiográficas, onde ela canta de forma muito sincera e aberta sobre suas decepções com a gravadora, dramas particulares e seu lado espiritual.

Depois disso, Lauryn se afastou ainda mais, alegando tristes desilusões sofridas com a fama e a indústria, o que infelizmente, fez com que ela deixasse de ser uma artista produtiva. Ainda assim, seu legado não pode ser ignorado, pois Lauryn Hill é com certeza uma poderosa força da música negra americana, que com muito talento, conseguiu derrubar obstáculos que pouquíssimas pessoas teriam a capacidade de enfrentar. Nesta data tão especial, reserve um tempo para apreciar a curta e maravilhosa obra musical de Lauryn Hill, garanto que o poder e o sentimento que você irá encontrar será algo muito satisfatório e inspirador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.